sábado, 1 de agosto de 2009

Confissões de uma ginasta (de prata)

Hoje aconteceu o Campeonato Baiano de Ginástica Artística, e, depois de muito treino, hematomas, pescoços quase quebrados, mãos calejadas, e chororô, eu consegui entrar para a equipe juvenil do meu colégio. A verdade é que eu estava muito, repito: MUITO nervosa pra hoje, mal consegui dormir. Chegando lá, a única coisa na minha cabeça era: "eu vou conseguir, eu sei que vou!" Mas depois que as outras ginastas chegaram, eu entrei em desespero e não consegui segurar o choro. Enquanto eu fazia estrelas e rolamentos no solo, as concorrentes faziam reversões, über, mortais, flics... Foi quando a única coisa na minha cabeça passou a ser: "eu sou uma vergonha". Mas eu tinha uma forte esperança; minha série nas barras assimétricas era uma das melhores. A essa altura, o nervosismo já tinha ido embora, e para alguém competindo um campeonato desse nível pela primeira vez, eu estava bem controlada. Fui, e fiz o que eu tinha que fazer nos aparelhos, dando sorrisos para aqueles árbitros mau humorados. Depois, uma menina da minha equipe fez toda a série, sem bonificações, com a perna dobrada, e não fez uma boa saída. E, adivinhem; ela tirou uma nota maior que eu, e pra completar o mau humor, recebemos a notícia de que não haveriam medalhas individuais, só por equipe. Sinceramente, acho que deviam escrever um livro sobre a vida das ginastas. Porque não há nada mais interessante do que uma pessoa que consegue ficar de cabeça pra baixo, com as pernas abertas, equilibrada nos braços, com ponta de pé; e temos que lembrar de fazer isso tudo em menos de dois segundos, com um sorriso no rosto, não é genial? E eu queria que fosse possível descrever a sensação de conseguir fazer aquele elemento que você treina há anos. No final, ficamos em segundo lugar por equipe, e é óbvio que todas nós estavamos morrendo de vontade de subir no lugar mais alto do pódio. Mas, tudo o que posso dizer é: valeu a pena. Tudo, todos os momentos difíceis, os treinos extras, os gritos da treinadora, cada segundo de ansiedade para apresentar a série. E um muito obrigada aqueles que de alguma forma contribuem para o meu sucesso. Outros campeonatos virão, e com eles a experiência. E tenho certeza de que mesmo na minha última apresentação, vai dar aquele friozinho na barriga...

P.S.: Thi, essa medalha foi pra você!

Um comentário:

  1. Ah, por favor, você não é uma vergonha! Você é a melhor ginasta do mundo, só não sabe isso ainda! :) e é com essas competições e campeonatos que você adquire experiência pra ficar cada vez melhor nessa arte que é a ginástica! E vocês são todas artistas que fazem muita coisa que quase ninguém faria e eu fico muito feliz por você fazer esse esporte, e ainda mais, ganhar medalha de prata, o que é uma ótima coisa, principalmente pra uma marinheira de primeira viagem nesse tipo de competição! Obrigado pela medalha, é uma honra essa dedicatória! *.*

    ResponderExcluir